sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Relação dos suplementos alimentares e o aparecimento de espinhas


Oi!
O uso (e abuso) de suplementos nutricionais por quem pratica exercícios físicos vem aumentando. Tudo bem se a pessoa está sendo monitorada por um profissional capacitado. Se não está, além de correr o risco de provocar uma toxidade no organismo, levando desde a formação de cálculos renais até lesões no fígado, pode correr o risco de aparecerem espinhas indesejadas no rosto e corpo, devido ao aumento de oleosidade provocado por algumas vitaminas.

Confira esta reportagem que segue, Publicado por Trika Lopes - Editora em 20/08/2009 (www.treinototal.com.br) e entenda melhor:

"... Se você pratica musculação, provavelmente você já tenha usado algum suplemento alimentar e notado o aparecimento de espinhas (acne). Seria perfeito se tais produtos, além de proporcionar o ganho de massa magra, contribuíssem também para uma pele impecável, entretanto, não é bem assim. Apesar de uma pequena parcela de privilegiados não desenvolver este problema, o fato é verdadeiro e pode variar de pessoa para pessoa. Há quem suspenda os suplementos na tentativa de minimizá-las e ainda assim precise conviver com as malditas.

Confira abaixo a entrevista com o dermatologista Dr. Ademir Jr*, membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética e entenda o porquê.

TT – Dr. Ademir, os suplementos alimentares podem favorecer o aparecimento de espinhas ou é mito?

Dr. Se forem suplementos nutricionais, e apenas isto, poderão causar espinhas se tiverem em sua composição a vitamina B12. Esta é reconhecidamente causadora de casos de aumento da oleosidade e aparecimento de espinhas. Há suplementos (alguns pré-hormonais) que mesclam ingredientes como o tribulus terrestris. Nestes casos, este ativo também pode promover o aparecimento de acne.

TT – E qual é a ação da vitamina B12 em nosso organismo?

Dr. O uso de vitamina B12 em suplementos nutricionais estimula a produção de sebo pelas glândulas sebáceas da pele, rosto, pescoço e tórax.
Certa vez, em um congresso, apresentei um trabalho com pacientes que não tinham histórico de acne e nem propensão para o problema, mas que poderiam desenvolvê-la, quando utilizassem suplementos com B12.

TT- As vezes a pessoa acaba interrompendo a utilização do suplemento alimentar e ainda assim as espinhas teimam em aparecer. Por que isso ocorre?

Dr. A própria atividade física em excesso ( muitas horas por dia e exercícios muito pesados) pode influenciar os níveis hormonais do paciente e estimular o aparecimento de acnes..."

Portanto, consultem sempre um médico ou nutricionista antes de embarcarem às cegas na suplementação nutricional. Parece bobagem, mas realmente é muito sério e, uma suplementação errada, por tempo indeterminado, pode acarretar graves prejuízos ao seu organismo.



*Dr. Ademir Jr. é médico dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia, da Sociedade Brasileira de Termalismo, e da Sociedade Brasileira de Medicina Estética. Presidente do Grupo de Assistência a Problemas Capilares – GAPCA e Presidente do Grupo de Apoio a Portadoras de Síndrome dos Ovários Policísticos – GAPSOP. Professor de Anatomia e Fisiologia da pele no curso de Pós-Graduação em Cosmetologia das Faculdades Oswaldo Cruz – SP/SP.

Nenhum comentário: