segunda-feira, 4 de abril de 2011

Obsessão por dietas e exercícios é causa de transtorno?!

Vejam só que interessante este artigo que acabei de ler no Portal da Esducação - por sinal uma boa visita de vez em quando... Possui artigos muito legais sobre vários assuntos. Vale conferir!
Quem não conhece alguém que sofre de ortorexia??? No mundo atual quando as pessoas têm a "obrigação" de serem e estarem perfeitas fisicamente!!!
Segue o artigo na íntegra:

"... Muitos jovens sofrem com ortorexia!

Cuidar do corpo e da alimentação é fundamental para ter uma vida saudável. O problema é quando isso se torna uma obsessão. A preocupação exagerada em controlar o que vai comer, que tipo de alimentos e a quantidade excessiva de exercícios físicos pode levar o indivíduo a certos transtornos como a bulimia e a anorexia.

É o caso da ortorexia que atingiu um britânico de 21 anos. Sam Monkhouse sofre esse distúrbio e diz que além de fazer uma dieta rica em proteínas e sem carboidratos, ele ainda realiza atividade física durante os intervalos do trabalho.

“Comer de forma saudável e fazer exercícios regularmente é necessário, porém quando isto se torna uma obsessão, é preciso ficar atento, pois pode vir a desencadear transtornos mais graves e que podem trazer sérios danos à saúde física e mental”, alerta a psicóloga e tutora do Portal Educação, Denise Marcon.

Muitos jovens sofrem com este tipo de problema, pois acreditam estar fazendo uma dieta falsamente saudável geralmente recomendada por sites ou revistas. É importante ressaltar que especialistas afirmam que uma em cada dez mulheres e um em cada 20 homens sofre de ortorexia..."
Fonte:www.portaleducacao.com.br

Nenhum comentário: