sábado, 26 de fevereiro de 2011

Colesterol - Hipercolesterolemia

Você se preocupa com sua alimentação e níveis sanguíneos saudáveis?
Um dos vilões que, em excesso no sangue provoca doenças graves é o colesterol elevado. Na hipercolesterolemia, o colesterol pode se depositar nas paredes das artérias, que são os vasos que levam sangue para os órgãos e tecidos, determinando um processo conhecido com arteriosclerose. Se esse depósito ocorre nas artérias coronárias, podem ocorrer angina (dor no peito) e infarto do miocárdio. Se ocorrer nas artérias cerebrais pode provocar acidente vascular cerebral (derrame – AVC) ou isquemias cerebrais com possíveis seqüelas.
O colesterol é um tipo de lipídio (gordura) encontrado naturalmente em nosso organismo, fundamental para o seu funcionamento normal. Ele é o componente estrutural das membranas celulares em todo nosso corpo e está presente no cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração. Nosso corpo usa o colesterol para produzir vários hormônios, vitamina D e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras. 70% do colesterol é fabricado pelo nosso próprio organismo, no fígado, enquanto que os outros 30% vêm da dieta.


O LDL colesterol -também chamado de "mau" colesterol- promove o depósito da gordura nas paredes das artérias e corresponde a 75% do total do colesterol em circulação. Quanto maior o LDL, maior o risco de problemas.

O HDL colesterol - também chamado de "bom" colesterol - transporta o colesterol das células para o fígado, eliminando-o pela bile e fezes. Fornece proteção contra a arteriosclerose e, se o seu nível está baixo, o risco de doença cardiovascular aumenta.

Só encontramos colesterol em alimentos de origem animal ricos em gordura do tipo saturada. Assim, ele está presente em todas as carnes e seus derivados, frutos do mar, gema de ovo, leite e seus derivados.

Fontes de gordura saturada:

• Alimentos industrializados: bolos, biscoitos, chocolates, tortas, sorvetes.
• Alimentos vegetais: côco, banha de côco, azeite de dendê.

As gorduras insaturadas ajudam a diminuir o colesterol sanguíneo, mas por serem muito calóricas devem ser consumidas com cuidado. Estão presentes nos óleos vegetais (oliva, canola, soja, milho, girassol), nozes, avelãs, abacate, margarinas.

Alimentos de origem vegetal não contêm colesterol!

Através de uma alimentação balanceada, da perda de peso (se você for obeso) e da realização de exercícios físicos você estará colaborando para que o seu colesterol esteja dentro dos níveis normais.
Às vezes, apesar de tudo isso, o colesterol pode permanecer elevado. Poderá então ser necessária a administração de algum medicamento redutor de colesterol, que somente poderá ser prescrito pelo seu médico.

Nenhum comentário: