quarta-feira, 25 de agosto de 2010

VISÃO METAFÍSICA DA OBESIDADE

Você já parou para pensar que as pessoas obesas não nasceram assim, com excesso de peso ou barrigudos e que deve haver razões emocionais e comportamentais específicas para que uma pessoa coma de forma compulsiva?
Na realidade,por natureza, todo ser humano teme muito o desprezo afetivo, assim como também teme muitas coisa quando em um grupo lançando mão de defesas nem sempre eficazes! O excesso de gordura é uma dessas defesas!
Analisando metafisicamente a obesidade, a gordura, representa a proteção da repressão externa, um freio aos seus sentimentos mais íntimos... Pessoas obesas ou barrigudas gostam de parar em alguma coisa (situação, modo de vida) e são muito relutantes em mudar hábitos e padrões comportamentais e também emocionais. São pessoas que se prendem muito a namoros, mágoas, paixões, ódio, carinhos inexistentes dentro de seus devaneios, caracterizando uma enorme insegurança em relação a si mesmo. O obeso possui um medo muito grande de ser rejeitado, de ser violentado pelas outras pessoas.

Pensando e agindo assim, o obeso pensa que precisa comer, porque acredita não ser digno de receber afeto, compensando ou transferindo esse sentimento para a comida, tornando seu dia-a-dia muito complexo, tanto física como emocionalmente.
O obeso também apresenta problemas com prazeres – muitos não se permitem prazeres em sua vida real, física ou sexual por algum medo de rejeição violenta externa, descontando e compensando na comida - quanto mais compulsivo por uma comida suculenta ou um doce gostoso sem ter fome, mais é sinal que quer ter um "orgasmo" pela própria boca !
A pessoa obesa, por guardar muito medo ou rancor de rejeições, sabe que ela mesmo vai se cobrar muito por ter sofrido tal experiência, trocando uma vida real por prazeres gastronômicos.
Tem como padrão de comportamento demorar para mudar de estratégia para superar algum problema, tendo uma visão distorcida de si mesmo, achando coisas de si que não condizem com a realidade.
Também costumam se doar em excesso aos outros e à seus problemas. Abraçam seus amigos com seus problemas, pensando que pode protegê-los e resolvê-los, esquecendo de viver sua própria vida.

O obeso se protege muito, se mima muito das rejeições mundo ao seu comportamento ou carências afetivas, precisando aprender que a rejeição dos outros não "paga suas despesas" , a rejeição dos outros é uma doença dos outros e não dele. Precisa entender que o que os outros acham ou pensam não importa para ninguém. Cada ser é único, com suas qualidades, defeitos e limites que não devem ser analisados ou criticados por ninguém, simplesmente aceitos.

Nenhum comentário: