sábado, 16 de abril de 2011

Propriedades do Chocolate!!!

O chocolate, principalmente, o que é feito à base de leite, é uma fonte de proteínas elementares para o nosso crescimento, recuperação e manutenção do corpo e de cálcio, essencial para a formação óssea, contração muscular, atividade enzimática e coagulação sanguinea.

O chocolate puro e o meio amargo contém menos gordura, grande quantidade de magnésio (essencial para liberação de energia para as células), ferro (essencial para a produção de glóbulos vermelhos), niacina (também envolvida na liberação de energia para as células) e menor valor calórico que o chocolate de leite e branco. O chocolate branco contém maior quantidade de cálcio, zinco, caroteno e vitamina B2 do que o puro.

Em geral, é um alimento altamente energético, pois possuem grande quantidade de gorduras do tipo saturada e carboidratos. Por este motivo, deve ser consumo com moderação por pessoas obesas e que tenham restrição de gorduras na alimentação.
Na sua composição encontra-se uma quantidade muito pequena de cafeína e uma boa quantidade de teobromina, uma substância estimulante que age no hipotálamo ( uma glândula que controla o sistema nervoso central). A Teobramina existente no cacau oferece estímulos para o sistema neuromuscular, favorecendo as funções renais, cardíacas e aliviando o cansaço intelectual.
O organismo humano de qualquer idade e nas mais diversas situações de saúde, absorve facilmente o chocolate que, pouco tempo após a ingestão está tranformado em energia.
A digestão do chocolate se faz facilmente, graças às gorduras que entram em sua composição: 39% de ácidos graxos não saturados, sendo 37% de ácido oléico e 2% de ácido inoléico, indispensável ao organismo.

A digestibilidade da manteiga de cacau, um dos componentes do chocolate, é excelente e seu coeficiente atinge 98%, segundo Pechnik, Borges e Guimarães.

Quanto ao figado, testes biológicos realizados pelo Prof. Gounelle, apresentam absoluta normalidade após a ingestão de chocolate.

Fontes:www.bolos-3d.blogspot.com/ //www.chocolatina.iespana.es

Nenhum comentário: