sexta-feira, 21 de maio de 2010

O mel é tudo de bom!

O mel é um alimento delicado, saboroso e versátil, pois pode ser consumido com cereais, leite, iogurte, frutas e pães... e possui propriedades terapêuticas que são conhecidas desde antigamente.
O mel, produto fabricado pelas abelhas, também pode ser utilizado para cuidar da saúde interna do nosso organismo e nos trazer mais vitalidade para o dia-a-dia.

O que o torna tão poderoso e especial? Além de ser um produto natural, possui propriedades como ação bactericida (antibiótico natural), anti-séptica, cicatrizante e também revigorante.

Além de possuir glicose e frutose (açúcares), o mel é composto por vitaminas do complexo B, C, D e E, minerais como cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo e potássio, entre outros e um teor considerável de antioxidantes (flavonóides e fenólicos).

Fabricado a partir do néctar das plantas, o mel é um alimento altamente estável e energético. O sabor e a coloração variam conforme a florada. Porém, as propriedades terapêuticas estão presentes em qualquer tipo de mel puro.
Precisamos tomar cuidado com o fato de aquecer o mel. Não deve ser aquecido diretamente pois, assim, poderá perder grande parte de suas propriedades. Ao adicioná-lo ao leite no inverno, por exemplo, coloque-o por último na xícara e mexa bem. Assim, garantirá seu poder terapêutico inclusive contra afecções pulmonares.

Nenhum comentário: