quinta-feira, 13 de maio de 2010

Frutas à vontade? A história não é bem essa. . .

Vitaminas, minerais e fibras.
Realmente, são muitas as vantagens nutricionais de um cardápio à base de frutas. No entanto, vale ressaltar que ingerí-las à vontade é um erro, já que as frutas em sua maioria são ricas em carboidratos - o que influencia diretamente nos níveis de glicemia de quem tem diabetes.

Segundo a nutricionista do departamento de Nutrição da SBD, Marlene Merino Alvarez, a principal dica na hora de comer frutas não é verificar somente a quantidade, mas a sua variedade.

Fruta: In Natura, Suco ou Sorvete?

Na hora de escolher como consumir a fruta de sua escolha, basta incluí-la no total de carboidrato do plano alimentar, independente da sua forma de preparo. "O recomendado, principalmente em função do valor calórico, é usar na forma in natura. O suco tem mais carboidratos e calorias porque concentra, num pequeno volume, várias frutas. Já o sorvete é ainda mais calórico pela adição de gordura", afirma Marlene Merino.

As Frutas e suas Propriedades:

- Fonte de energia e carboidrato: as frutas são ricas em frutose que é um carboidrato que rapidamente chega no sangue – Para corrigir a hipoglicemia, uma das melhores opções é usar um copo (200ml) de suco de laranja.

- Alto Teor de Gordura: frutas como o abacate, castanhas e nozes possuem alto valor energético e fornecem ao organismo um tipo de gordura boa já o coco (a polpa) além das calorias possui um tipo de gordura que faz mal ao coração;

- Alto Teor de Água - Exemplo: melancia, melão, laranja;

- Alto Teor de fibras - Exemplo: maçã, laranja, tangerina, manga, jaca.

"As frutas devem ser ingeridas de forma variada e todos os dias, pois cada uma delas cobre uma função no organismo.

O ideal é seguir a mesma regra da alimentação balanceada: quanto mais colorido o cardápio, melhor!", recomenda Marlene.

Fonte: Dietpro

Nenhum comentário: