domingo, 16 de maio de 2010

Estudo revela que o resveratrol age no cérebro e previne Diabetes Tipo II

O Resveratrol, presente na casca de uvas vermelhas, provocou aumento da secreção de insulina e redução dos índices glicêmicos.

Apesar do assunto ainda ser controverso, e alguns desconfiarem que esse efeito pudesse ser mediado pelo resveratrol, presente na casca de uvas vermelhas, capaz diminuir o nível de glicose no sangue de roedores, vários pesquisadores acreditam que um dos efeitos benéficos do vinho tinto é a proteção contra o diabetes tipo II. O mecanismo de ação, até então era desconhecido, mas um estudo publicado na revista Endocrinology revelou o mistério: o resveratrol age diretamente no cérebro.

Estudiosos da Universidade do Texas injetaram o resveratrol no cérebro de ratos e verificaram aumento da secreção de insulina e conseqüente redução dos níveis glicêmicos, mesmo nos animais que receberam dieta hipercalórica. A substância interage com a sirtuína, proteína encontrada no sistema nervoso central.

A descoberta pode dar origem a medicamentos que tenham a sirtuína como alvo. Ressaltam, porém, que o mecanismo não parece explicar o efeito protetor do vinho contra o diabetes tipo II, já que o resveratrol não atravessa facilmente a barreira hematoencefálica.

Fonte: UOL- Dietpro - Data: 25/03/2010
Fonte da imagem: ©BILL RAGAN/SHUTTERSTOCK

Nenhum comentário: