domingo, 9 de agosto de 2009

TAMIFLU

O medicamento mais procurado no mundo hoje em dia, chamado de Tamiflu, vem de uma planta, o Anis Estrelado (Illicium verum).

Esta planta oferece o princípio ativo que está sendo usado largamente nos últimos meses, pois seu fruto em forma de estrela é a parte utilizada para extrair o ácido xiquímico, material de partida para síntese do oseltamivir, conhecido comercialmente como Tamiflu.

Até ao momento, existe apenas esse anti-viral eficaz no combate à propagação da Gripe A no homem, do laboratório Roche (França) que promete não curar a gripe A mas aliviar os sintomas. O medicamento impede que o vírus se multiplique e invada outras células. O grande problema é que a Roche detém 90% da produção de anis estrelado e ele já anda falhando no mercado.

Na medicina popular a espécie é empregada há séculos para tratar problemas como falta de apetite, dispepsias, gastrites, enterites, flatulência, espasmos gastrointestinais e problemas respiratórios, sendo que a atividade expectorante já foi comprovada cientificamente. Bebês e mulheres grávidas devem consumir com cautela, inclusive seus chás.

O anis-estrelado é também conhecido como anis-da-China, anis-do-Japão, anis-da-Sibéria, funcho-da-China. Em portugual: badiana, anis-estrelado; Espanha: anis estreliado, anis de estrella, anis de China; França: badiane, anis de la Chine; Inglaterra: star anise, Chinese anis.

Pode ser utilizado sob a forma de chá ou como especiaria, condimento para carnes.

LEMBRE SEMPRE: Para prevenir gripes e todas as outras doenças, devemos manter sempre uma ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, ou seja, variada, colorida, com horários pré fixados e ingerir muita água durante o dia.

Fazer alguma atividade física.

Não fumar e não beber também ajuda bastante neste momento de pandemia que estamos passando.

NUNCA se auto medicar é fundamental.

LEMBRE que para suplementar sua alimentação, você precisa uma avaliação de um profissional competente e qualificado para tanto.

Excesso de vitaminas e minerais podem gerar uma toxidade no seu organismo futuramente.

Prevenir ainda é o melhor remédio!

Nenhum comentário: