quarta-feira, 19 de novembro de 2008

LANCHE DE VERÃO – OS SANDUÍCHES...

Os sanduíches podem ser considerados o sinônimo de verão no que diz respeito à alimentação, podendo aparecer em quase todas as refeições. Podem-se colocar ingredientes que condizem com o horário.
Uma boa opção é o pão integral, lembrando de sempre ler seus rótulos...
Sabemos que o correto é fazer de cinco a seis refeições ao dia, pois isto ajuda a manter o peso e controlar o metabolismo; come-se menos ao final do dia e sem exageros nas refeições principais. Com o corre - corre do dia, as pessoas dizem não ter tempo para comer, aproveitando a hora do almoço para resolver problemas, se esquecendo de uma coisa muito importante, o almoço. Essa refeição não pode ser eliminada porque dela depende a energia que utilizaremos até o final do dia, pelo menos até a janta. Abrir mão do almoço é abrir uma porta para o mau humor, dor de cabeça, sonolência, falta de atenção, irritabilidade, falta de educação, etc. Para facilitar, o sanduíche pode ser um bom aliado.

Mesmo sendo práticos e rápidos, alguns cuidados devem ser tomados. Para os adeptos de comer na rua e em pé, é sempre bom verificar o local, limpeza e condições em que se encontram os alimentos, principalmente, temperatura de conservação e higiene do local.
Prefira local conhecido ou com boas referências e um ambiente tranqüilo onde possa comer de forma mais sossegada.

Como sugestão para almoço, podemos entrar com pão árabe, tomate seco, queijo fresco, alface, cenoura ralada. Para os adeptos de ingredientes mais calóricos, a sugestão é uma maionese (mas sem exagero!), com atum (de preferência em água), ou patê de frango, queijo ricota, tomate e alface.

A escolha da bebida também é importante, dê preferência aos sucos naturais e evite os refrigerantes ou bebidas gaseificadas.

Já aos praticantes de atividades físicas, vale lembrar que até uma hora antes, deve-se fazer um lanche, pois não é aconselhável praticar exercícios em jejum, então a dica é: pão, geléia, queijo branco e peito de peru, um suco ou uma fruta.

À noite devemos dar preferência por refeições leves, e evitar comer muito tarde, porque nosso metabolismo é mais lento e, se abusarmos muito, a digestão demorará mais e tudo será revertido em gordura e conseqüente aumento de peso!

Existem várias sugestões saudáveis! Faça sanduíches bem coloridos, mantendo fornecimento de nutrientes variados.
Apesar de fáceis e saborosos, nossa alimentação diária não deve se tornar somente de sanduíches durante todo o dia e todo o verão!!! Eles são somente uma opção saborosa e saudável se houver bom senso.
O importante de tudo isso, é lembrar sempre da importância dos nutrientes e sua variação.

Independente da refeição mantenha os horários - o organismo precisa de regularidade para trabalhar melhor e com mais eficiência. A escolha é um fator importantíssimo, pois ela pode ser a maior aliada da sua saúde. Não exagere nos condimentos e gorduras, procure sempre os alimentos naturais e de boa procedência.
Faça da sua refeição, um horário sagrado para você, evite comer trabalhando ou sentado em frente à TV ou do computador, pois assim você acaba não prestando atenção nos avisos do corpo, isto é, não saberá se parou de comer porque estava saciado ou “empanturrado”. Também prejudica a mastigação, a digestão e o aproveitamento dos nutrientes pelo organismo. Não deixe que nada atrapalhe a sua refeição.

DICAS PARA SEU SANDUÍCHE:

• Preferir pão integral, francês ou baguete; evitar pães gordurosos (croissants, massinhas...)

• Usar patês (com ervas), iogurte ou requeijão ( os muito cremosos têm gordura trans – verifique rótulo), ao invés de maioneses, manteiga ou margarinas.

• Frios magros como: peito de peru, presunto magro, rosbife, frango ou carne magra.

• Evitar embutidos, (salame, salsichas, mortadela), por terem muito conservante e alto teor de gordura e sódio.

• Atum (preferir em água), peito de galinha...

• Queijos, optar pelos brancos, cottage, ricota e tofu (queijo de soja), que também contêm menos gordura e são ricos em proteínas, cálcio e vitamina B12.

Um sanduíche também pode ser uma demonstração de carinho, porque nada melhor do que quando cozinhamos ou preparamos alguma coisinha para comer a dois, três ou mais não é?
Os sanduíches, além de atrair as metades do pão, podem unir pessoas também.
Aposte nisto e crie suas receitas!

Nenhum comentário: