domingo, 23 de novembro de 2008

Já ouviram falar da “JUNKIE FOOD”???

Junkie Food pode ser traduzida como “Comida lixo”, ou seja, a vilã da alimentação de crianças e adultos.
O estilo de vida acelerado ao qual fomos impostos, nos leva a abrir mão de uma alimentação saudável e substituí-la pelos fast foods ou pior, os junkies foods... e, nessa correria, levamos ou induzimos nossos filhos à essas modernidades / facilidades que, no futuro se manifestarão na forma de desnutrição e problemas estruturais e bioquímicos.

Hoje já se comprovou que o desejo exagerado das crianças por junkies foods pode ser conseqüência da alimentação da mãe ainda durante a gestação. Estudos indicam que esse tipo de comida, está diretamente relacionado ao aumento de colesterol, pressão arterial, obesidade , diabetes entre outras complicações para quem as ingere.

Mas, afinal, o que é junkie food?

Este termo refere-se a alimentos com alto teor calórico, mas com níveis reduzidos de nutrientes. Alimentam mas não nutrem... oferecem calorias vazias, corantes, gorduras artificiais, etc.

Bombons, bolachas, sorvetes, tortas, batatas, pipoca, sanduíches... são alguns alimentos que se enquadram na categoria junkie food e são consumidos diariamente e em grande quantidade.
Uma das principais conseqüências da ingestão desses alimentos é que quanto maior o seu consumo, menor a probabilidade de seguir uma dieta saudável e consumir adequadamente vitaminas e minerais essenciais, aumentando a incidência da obesidade e de suas complicações em todas as faixas etárias.

Enquanto pessoas que consomem grandes quantidades de alimentos nutritivos, como frutas, legumes e verduras têm menor tendência a desenvolver doenças cardiovasculares, os fãs de junkie food podem ter aumento significativo do colesterol e da pressão arterial, além do ganho de peso.
Na infância, a ingestão desse tipo de alimento apresenta-se como uma das principais causas de obesidade e, por isso, a sua venda tem sido proibida nas escolas mas, ainda, com pouca fiscalização.

Apesar de todo mundo saber que não é saudável, é muito comum a “substituição de uma refeição” adequada por lanches menos nutritivos, levando a um afastamento cada vez maior de um padrão alimentar desejável.

O consumo de alimentos considerados junkie food não acontece apenas em lanchonetes ou máquinas de venda automática. Margarinas, óleos e açúcares também se enquadram nessa categoria de comida e devem ser consumidos com moderação. Não há como proibir o consumo, então, é necessário conscientizar a população para os graves problemas nutricionais que esse padrão alimentar acarretará num futuro próximo.

Crianças hipertensas, obesas, desenvolvendo diabetes tipo II, com dislipidemia... NÃO é esse o futuro que queremos para os nossos jovens e filhos.

Nenhum comentário: