quinta-feira, 27 de novembro de 2008

DICAS PARA ELIMINAR A GORDURA DA SUA ALIMENTAÇÃO

Pesquisas revelam 40% dos brasileiros adultos estão acima do peso.
A ingestão de gordura é importante para o ser humano devendo respeitar o limite de 25% do valor calórico diário. Uma pesquisa realizada na Unicamp revelou que o consumo de alimentos gordurosos tem efeito direto no cérebro. A gordura presente nos alimentos impede que os hormônios que dão a sensação de saciedade sejam reconhecidos pelo hipotálamo. Assim, o organismo não recebe o “aviso” que é hora de parar de comer. Por esse motivo, as pessoas que ingerem alimentos gordurosos em excesso sentem mais fome do que as que possuem uma alimentação mais equilibrada.
Abaixo, segue algumas dicas que considero importantes para, pelo menos se diminuir o aporte de gorduras na nossa alimentação diária:

1- Utilize gordura com moderação. Por isso prepare os alimentos com pouco óleo. Prefira carnes magras, sem gordura aparente e aves sem pele, para diminuir o colesterol.

2- Ao invés de fritar, asse ou grelhe os alimentos. O cozimento à vapor de alguns alimentos é uma boa opção.

3- Prefira o leite semidesnatado e substitua os laticínios tradicionais por sua versão light, com redução de gorduras, como os queijos, iogurtes, requeijões, etc.

4- Fuja dos alimentos que contêm gordura trans, uma das mais prejudicais ao organismo. Todos os produtos industrializados são obrigados a trazer no rótulo a informação sobre quais gorduras e a quantidade do nutriente presente no alimento.

5- Alimentos lights são aqueles que reduzem em no mínimo 25% a quantidade de algum tipo de nutriente como as gorduras e os açúcares, por exemplo. Podem ser uma boa opção no controle do peso. Os diet substituem um dos componentes, como por exemplo, o açúcar pelo adoçante. Verifique sempre a quantidade de gorduras destes alimentos, pois em alguns casos podem conter mais gorduras, como é o caso do chocolate.

6- Cuidado com o excesso de sódio e gorduras de alimentos industrializados como condimentos em tabletes, pastas, salgadinhos, pratos prontos, etc.

7- Consuma pelo menos um litro e meio de água por dia,. Ajuda a hidratar o corpo, além de ajudar na eliminação de toxinas pelos rins.

8- *A recomendação para ingestão de gordura é de 1 a 2 porções diárias, sendo que 1 porção corresponde a:

• Azeite de oliva – 7,6g – 1 colher (sopa)
• Creme vegetal – 14g – 1 colher (sopa)
• Margarina light – 19,7g – 1 colher (sopa)
• Manteiga – 9,8 – ½ colher (sopa)

*Fonte: - Pirâmide Alimentar Adaptada da Universidade de São Paulo –USP

Nenhum comentário: