quarta-feira, 30 de julho de 2008

A REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

É muito freqüente receber pai e/ou mãe obesos que querem que os filhos fiquem magros porque também estão acima do peso. Acho que vale a pena fazer a seguinte reflexão: Se pais e filhos são obesos é porque a família possui erros alimentares e na maioria das vezes esta família é sedentária. Emagrecer é difícil porque mudanças de hábitos devem ser feitas e praticadas diariamente. Neste caso a família deve unir esforços e se ajudar, afinal todos estão no mesmo barco e devem assumir as dificuldades e procurar ajuda. Aí vão algumas dicas para o processo de reeducação alimentar:
1-Faça várias refeições ao dia e em horários regulares. Isto significa: café da manhã, lanche, almoço, lanche, jantar, ceia.
2-Faça as refeições longe da TV ou realizando qualquer outra atividade para que você possa comer devagar, mastigar bem e perceber a quantidade de alimento consumido.
3-Reduza o consumo de açúcar. Evite refrigerantes, doces, bolos, biscoitos em casa. Saiam(em família) para comer 1 doce em uma confeitaria. Não vale self service ou doces por quilo.
4-Introduza alimentos integrais como milho, cevadinha, arroz integral, pão integral, aveia.
5-Aumente o consumo de água e evite beber líquidos durante a refeição.
6-Verifique o consumo de óleo gasto mensalmente e tenha como meta a redução desta quantidade verificada.
7-Tenha o hábito de comprar verduras, legumes e frutas . Uma alternativa também encontrada é preparar salada de frutas, mas sem creme de leite, leite condensado, etc.
8-Faça atividade física, aquela que você mais gosta como caminhada no parque, andar de bicicleta, etc.

Nenhum comentário: